Nossa Declaração de Fé

Quando recebemos a Jesus como único e suficiente salvador, nos tornamos uma nova criatura redimida pelo sangue derramado na Cruz do Calvário e este sangue pela sua Graça, nos deu o poder de nos tornarmos Filhos do Altíssimo, herdeiros de Deus e Co-herdeiros de Cristo nosso Senhor passando a declarar e viver a nossa Fé n'Ele.


A fim de proporcionar melhor compreensão sobre o que cremos, relacionamos de forma resumida os princípios e fundamentos da nossa Fé:

  1. Deus
O único Deus, vivo e verdadeiro, eterno, onipotente, onipresente e onisciente. O Deus Trino subsistindo em três pessoas distintas, mas UM em essência.  Pai – Filho – Espirito Santo.  (Gn 1:26 ; Mt 28:19 ; Jo 4:24 ; IICo 13:13 ; IJo 5:7 ; Jo 1:1 ; Jo 1:14)

  1. A Bíblia
A voz de Deus em palavras humanas, sendo o próprio Deus o seu autor e escrita por homens inspirados pelo Espirito Santo para ser vivida como única regra de conduta e Fé.  (Jo 1:1 ; IITm 3:16 ; Pv 7:1 ; Sl 119:105)

  1. Homem
Criado por Deus à sua imagem, conforme a sua semelhança, constituído de corpo, alma e espirito sendo este procedente de Deus e que para Ele retornará. Criado para glorificar e adorar o Altíssimo, foi separado de Deus pelo pecado, destituído da glória de Deus passando a conhecer a morte, tendo a salvação por meio do sacrifício vicário de Cristo na cruz do calvário, tornando-se nova criatura recebendo o poder de se tornar Filho do Altíssimo. (Gn 1:26-27 ; Jo 1:12)

  1. O Pecado e Queda
A desobediência foi o pecado de Adão, pois Deus havia proibido o homem de comer da arvore do conhecimento do bem e do mal. A “proibição” representava um limite ao homem, pois o próprio Deus havia dado a ele o governo e domínio sobre todas as coisas, sobre toda criação, Deus estava colocando o homem debaixo de sua autoridade. O pecado resultou na perda da comunhão intima e diária com Deus, foi expulso do Éden passando a conhecer a morte e toda criação foi amaldiçoada. Pecado é a desobediência à palavra de Deus e aos princípios nela estabelecidos, é tudo o que nos afasta de Sua presença, sendo o seu salário a Morte. (Rm 3:23 , 5:12 , 5:19)

  1. Salvação
É individual, através de um arrependimento genuíno, onde pela Graça de Deus, mediante a Fé em Cristo Jesus em seu sacrifício vicário na cruz do calvário externado pelo batismo nas águas, o homem recebe perdão, redenção, regeneração, justificação, santificação e adoção como Filho do Deus Altíssimo tornando-se templo do Espirito Santo. (Jo 3:16 ; Ef 2:8 ; Hb 9:12 ; Rm 5:11)

  1. Amor
É a essência de Deus, incondicional, não expressado em sentimentos e palavras, mas vivido plenamente em atitudes de perdão, compaixão e doação através do Espirito Santo em nós. (IJo 4:16 ; Rm 12:10 ; Ef 4:2 ; Hb 10:24)

  1. Perdão
Incondicional, externado por palavras e atitudes que cessam sentimentos danosos curando feridas causadas pela mentira, decepção, traição... Libertando e sendo liberto espiritualmente cumprindo a palavra de Deus. (Mt 18:21-22 ; Jo 20:23)

  1. Família
Instituição Divina com base no casamento entre um homem e uma mulher, sendo duradouro por toda a vida só podendo ser desfeito pela morte. O propósito da família é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas como comunhão, educação, companheirismo, segurança... A Família é a base da igreja e da sociedade, famílias saudáveis resultam em igreja e sociedades sãs. (Gn 2:24 ; Mt 19:6 ; Mc 10:9 ; Gn 22:18 ; Is 61:9)

  1. Adoração
É o propósito da criação, deve fazer parte da essência do homem sendo espontânea como a maneira de ser, Reconhecendo-O e se rendendo a Ele. (Jo 4:20-23)

  1. Igreja
O povo que Deus convoca e reúne de todos os confins da Terra, para constituir a assembleia daqueles que, pela graça mediante a fé em Cristo Jesus, sendo batizado nas águas se tornam filhos de Deus, membros do corpo de Cristo e templos do Espirito Santo. (Ap 5:9)

  1. Batismo e Ceia
São ordenanças estabelecidas por Jesus. O batismo é o ato público externado por todo aquele que "nasceu de novo", após um arrependimento genuíno, a confissão pública da fé em Jesus Cristo como pessoal, único e suficiente salvador. A imersão na água representa a morte e sepultamento do velho homem e o levantar, o nascimento da nova criatura tornando-se agora filho de Deus. A ceia é um memorial do sacrifício vicário de Jesus na cruz do calvário simbolizada pelo pão e pelo vinho que representam seu corpo e seu sangue partido e vertido em favor de todos, devendo ser celebrada pela igreja até a Sua volta. (Mt 28:19 ; ICo 11:23-27)

  1. Missões
Só existe uma missão para a igreja, Evangelizar, a nível local, nacional e transcultural. (Mt 28:19-20)

  1. Evangelismo
É a maneira como cumprimos nossa missão como igreja, vivendo a Diaconia por amor a Cristo. (Mt 20:28 ; Mc 10:45)

  1. Diaconia
É a identidade da igreja de Jesus, servindo em amor em todas as áreas que a envolve. (Mt 20:28 ; Mc 10:45)

  1. Ordem Social
Como sal da terra e luz do mundo, temos o dever como igreja de expressar o amor de Cristo a todos e em todas as ordens sociais servindo-os e suprindo-os em todas as suas necessidades. (Mt 5:13 ; At 13:47)

  1. Santidade
Errar menos a cada dia, buscando chegar à medida da estatura da plenitude de Cristo. (IPe 1:16 ; Ef 4:13)

  1. Oração
Intima e pessoal, com sinceridade e singeleza de coração, pois é por ela que mantemos relacionamento com Deus. (Mt 6:6 ; IIReis 20:1-11 ; Sl 44:21)

  1. Dons
Revestimento de poder dado pelo Espirito Santo à toda igreja, manifestando conforme a Sua vontade para edificação do corpo. Deve ser buscado ardentemente e diligentemente. (ICo 12:28-31 ; 13)

  1. Morte e Eternidade
Deus criou o homem para ser eterno, mas como consequência do pecado, o homem foi marcado pela finitude, a palavra de Deus assegura a continuidade da consciência e da identidade após a morte e com ela está definido o destino eterno de cada um, pois cabe ao homem morrer uma só vez, vindo após isso o juízo, onde todos serão julgados segundo a Sua Palavra e poderão desfrutar da vida eterna na presença de Deus ou da morte eterna onde há pranto e ranger de dentes. (Rm 5:12)   

  1. Volta de Jesus
Cremos na Segunda vinda de Cristo, quando Jesus regressará física e visivelmente à terra. Isto acontecerá num tempo que as escrituras não revelam, porém nos exorta a estarmos preparados (Mt 24:30 , At 1:9-11 , Ap 1:7 , I Ts 4:15-16)

Luiz Fernando e Thaís Fávero
Ministério Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário